Capelão PMPB

Um lugar de evangelho, paz, luz e amor.

SÃO JUDAS TADEU – Conheces?

JUDAS E SIMÃO , que a Igreja venera em uma única Festa , sem dúvida fazem parte do Colégio Apostólico. Além do Chamado de Jesus a segui- lo , não temos deles quase neuma outra informação. Era essa a convicção dos Primeiros Cristãos e eles construíram a própria vida sobre a Fé Transmitida pelos Apóstolos, isto é, por aqueles que compartilharam a vida com CRISTO? desde seu BATISMO até a paixão e a Ressurreição. SIMÃO é cognominado ” cananeu” ou ” zelota” , dois termos que têm o mesmo significado, isto é, zelante. Alguns pensam que tal título lhe foi dado por seu apego a lei e as tradições judaicas.Segundo a tradição transmitida por Egesipo , do século II , ele teria sucedido a São Tiago , o menor , no Governo da comunidade cristã de Jerusalém do ano de 67 ao ano 107. A seguir , teria sofrido martírio em Pela, onde se havia refulgiado com sua comunidade para fugir da segunda Guerra Judaica. Outras Tradições o levam para a Abissínia, onde teria sido crucificado , e outras ainda falam de um martírio mais cruel , o da serra. Tais tradições representam talvez a lembrança dos sofrimentos dos Primeiros Cristãos torturados com todos os meios. E os Apóstolos não foram poupados semelhantes experiências. JUDAS tem, também ele, um sobrenome : Tadeu que significa ” magnânimo” .No NT , encontramos uma carta de certo JUDAS , irmão de Tiago , porém, os estudiosos  não são de opinião que possa atribuir ao nosso Apóstolo. Talvez o autor seja um Mestre Judeu – Cristão que resume nessa  breve  carta de apenas 25 versículos ” um riquíssimo” testemunho de Fé, vida , oração e esperança das comunidades judeu-cristãs no fim do século I. Uma informação segura é a pergunta dirigida ao Mestre depois da última CEIA : pergunta-lhes Judas , não o Iscariotes: ” Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e ao mundo?’.Respondeu-lhe Jesus : ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra , e o meu pai o amará, e a nós viremos a ele e nele faremos a nossa morada”’ ( Jo 14, 22- 23). A Resposta de Jesus, que à primeira vista parece não levar em conta a pergunta , é de tonalidade muitíssimo expressiva : DEUS se manifesta a quem estiver disposto a acolhê- lo , porquê só o amor pode conhecer o Amor. Com efeito , Jesus continua: ” Aquele que que não me ama, não  guarda as minhas palavras.A palavra que tendes ouvido não é minha , mais sim do pai que me enviou.” ( Jo 14, 24) Segundo a Tradição recolhida pelo historiador Nicéforo Calisto, o Apóstolo JUDAS evangelizou a PALESTINA , a Síria e a Mesopotâmia e morreu mártir em EDESSA. Recorda- o como mártir em Arad , local próximo de Beirute. REVISTA AVE MARIA – Outubro de 2019 , pg 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site oficial do Capelão da PMPB - Padre Salvador - 2019 | Newsphere by AF themes.