Capelão PMPB

Um lugar de evangelho, paz, luz e amor.

Eu sou da Igreja de Cristo que é a de PEDRO e Você?

1. Igreja vem de Ekklesia, que significa congregação ou assembléia. Não se trata de um prédio (quando usamos escrever iniciando em minúscula) mas de uma comunidade;
2. Igreja Católica Apostólica não é uma sigla como estão acostumados a ver no meio protestante, também não é uma “denominação” de grupo cristão (não existe ICAR, isto é um termo pejorativo e ofensivo) senão A denominação de todos os cristãos, pois significa “assembléia universal dos que seguem a doutrina dos apóstolos”.
3. As muitas comunidades católicas estão reunidas em 24 “igrejas”, ou comunidades, que possuem ritos com particularidades históricas, mas todas em união com o bispo de Roma, assim como era no início, quando cada apóstolo saiu pelo mundo fundando comunidades, mas mantendo a união com Pedro.
4. Pedro é a pedra base, Cristo é a pedra angular. Qualquer um que estude construções antigas sabe que uma grande construção é construída sobre a rocha firme (tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja), para que não caia sobre o próprio peso; também sabe que, para que o edifício possa se manter de pé sobre esta rocha é preciso que a pedra angular, que sustenta os arcos de apoio seja a mais forte de todas, e esta pedra é Cristo (a pedra que os construtores desprezaram se tornou a pedra angular).
5. Por que Pedro é a pedra? Simão tem seu nome mudado para Cefas (Pedra) por Jesus assim que ele responde a Sua pergunta: “e vocês, quem dizem que Sou?”, E Pedro, tendo sido o primeiro a reconhecer a Cristo como o filho de Deus, por revelação divina, tem seu nome mudado. Ora, TODA vez que alguém teve o nome mudado por Deus no Velho Testamento era justamente porque o novo nome indicava sua missão (Abrão mudado para Abraão=pai de muitos, etc.). Logo, Cristo, que é Deus, esta lhe dando uma missão. O que fica mais claro pois Ele lhe diz: “eu te darei as chaves do reino e tudo que ligares na Terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares, será desligado…”
6. Após a ressurreição, tendo Pedro negado a Cristo por três vezes, Cristo o chama de lado e pergunta também três vezes: “Pedro, tu me amas?”. A cada resposta afirmativa de Pedro, Cristo lhe diz: “apascenta o MEU rebanho”, “confirma TEUS irmãos na fé”…Cristo dá aos demais apóstolos o poder de ligar e desligar, mas só a Pedro dá as chaves e a missão de confirmar os irmãos.
[Edição] O que é o “poder das chaves”? Isto só pode ser compreendido no contexto de Israel histórico. Quando o rei saia em viagem entregava as “chaves” do palácio para um servo fiel que passava a governar no lugar do rei até que este voltasse. Assim, São Pedro detém o poder de governo sobre a Igreja até que N. Senhor volte com grande poder e glória, pois Cristo É rei. Ora, se São Pedro morreu e Cristo ainda não voltou, é porque o poder das chaves é passado adiante, junto com o múnus de bispo, EXCLUSIVAMENTE, para o bispo de Roma, que é sucessor de Pedro.
7. Pedro é sempre o primeiro, ele é quem toma a palavra, quem propõe a ação dos demais, quem entra primeiro no túmulo, etc. Em atos, fica claro como,mesmo São Paulo tendo razão em uma questão com São Pedro, primeiro submete a aprovação dos anciãos (os apóstolos).
8. Em atos vemos o primeiro concílio e vemos o ato de imposição das mãos para passar a Matias o múnus de Judas Iscariotes. Este ato é repetido, com a invocação do Espírito para sagrar os bispos, que serão os chefes das comunidades fundadas pelos apóstolos. É dai que vem a sucessão apostólica. Cada bispo da Igreja católica consegue traçar sua “linhagem” até um dos apóstolos. E é isto que confere validade aos atos do bispo, por que?
9. Porque a missão dos apóstolos foi dada somente a eles, e não aos demais seguidores. Embora todos, pelo batismo,e recepção do Espírito, tenham os dons e o dever de pregar o evangelho, apenas os apóstolos receberam o poder e a missão de ligar e desligar, de perdoar os pecados, e de consagrar a eucaristia. É por isso que a Igreja tem sacerdotes, como sempre Deus quis.
10. Portanto, pela sucessão apostólica, Pedro deu sucessão a Lino. Veja que após a morte de Pedro, outros apóstolos ainda estavam vivos, mas nenhum questionou a autoridade de Lino. Isto se encontra nas cartas dos primeiros discípulos, que dizemos serem os pais da Igreja, e cuja literatura, embora não canônica, seja importante e referida como a patrística.
11. São Pedro, após certo tempo, foi para Roma, onde assumiu a liderança da Igreja e onde foi martirizado. Portanto, a comunidade de Roma, por isto e também pela presença de São Paulo, é reconhecida desde o primeiro século como a que detém a primazia.
Assim, até o cisma do Oriente, por motivos políticos após a queda do poder temporal de Roma e permanência de Constantinopla como capital remanescente do antigo poder romano, os que viriam a se denominar “ortodoxos” romperam com Roma.
Em 1500 Lutero, após ser chamado a se explicar por sua obstinencia, mesmo tendo suas teses sido refutadas, foge e se abriga com os príncipes alemães e provoca a sanguinária revolta protestante.
Durante 1500 anos a Igreja combateu heresias graves. O poder civil, embora truculento, mal ou bem atendia em parte orientações cristãs. A Igreja oriental, apesar do cisma, mantinha zelo doutrinário suficiente para não cair em graves heresias. Mas, com a “reforma” o que se viu foi o ressurgimento de heresias combatidas desde o primeiro século, como o arianismo e a iconoclastia, e a multiplicação de novas heresias. O protestantismo deu origem ao pentecostalismo atual, favorecendo o liberalismo materialista e desenvolvendo uma teologia da prosperidade.
Portanto, apenas a Igreja Católica foi fundada por Cristo, sobre Pedro. Ela é sua única esposa. Todas as demais que se dizem cristãs tem o dedo do homem e são fruto da separação, todavia o respeito e a tolerância religiosa deve ser seguido por todos nós…

Igreja do Patrocínio – 1700 – Cruz do Espirito Santo/PB


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site oficial do Capelão da PMPB - Padre Salvador - 2019 | Newsphere by AF themes.